O que veio antes? A cerveja ou a agricultura?

Arqueologistas de Stanford publicaram recentemente uma descoberta feita na caverna de Raqefet, em Israel. Lá foram encontrados pilões, utilizados em rituais funerários pelos natufianos, com resíduos indicativos de produção de cerveja! Esses pilões datam de 13 mil anos atrás, superando em milênios os registros de cerveja mais antigos já encontrados e – atenção – muito mais…

Veja mais

Você já viu suas leveduras no microscópio? Alguém já fez isso… em 1680!

As leveduras cervejeiras são microrganismos unicelulares, comumente esféricos/ovais (mas também podem ser cilíndricos), com diâmetro que varia conforme a linhagem (em média 5-10 micrômetros, sendo que um micrômetro equivale a 1/1000 de um milímetro!). Devido ao seu tamanho diminuto, é necessário um microscópio para observá-las. Em meados de 1670 na cidade de Delft (Holanda), o cientista…

Veja mais

Você já ouviu falar em leveduras POF+ e POF-?

Sempre presentes nas cervejas, os compostos fenólicos são extraídos dos cereais e do lúpulo durante a brassagem. O dry hopping, realizado durante a fermentação no estilo New England IPA por exemplo, também colabora com o aumento dos compostos fenólicos na cerveja. Até as madeiras utilizadas durante o envelhecimento e a defumação são fontes desses compostos. Alguns deles…

Veja mais

A PRIMEIRA CERVEJA MODIFICADA PARA SER CONSUMIDA A 35.000 PÉS DE ALTITUDE

Combinando ciência e métodos de fabricação tradicionais, a Betsy Beer é uma cerveja artesanal de alta qualidade que promete compensar a perda de paladar que experimentamos ao viajarmos de avião. Desenvolvida especialmente para a Cathay Pacific Airways em parceira com uma das melhores e mais antigas cervejarias artesanais da região – Hong Kong Beer Company –…

Veja mais

Entenda como a Bio4 produz o fermento SuperYeast

A fabricação do fermento SuperYeast da BIO4, utilizado para a produção de cerveja, segue normas estabelecidas pela ANVISA e boas práticas de laboratório (BPL) com o objetivo de garantir a qualidade do produto final. Primeiramente, as linhagens de leveduras aplicadas a diferentes processos e produtos são armazenadas em nitrogênio líquido  (-176 ºC) e em ultrafreezer (-80 ºC)…

Veja mais